App do Metri (corretor)
Em 2018 fui integrante da proptech 1M2, cujo objetivo era facilitar a compra/venda de terrenos e lotes em diversas regiões do Brasil.
Até então, era um nicho sem nenhuma solução focada nos problemas e desafios que incorporadores, corretores e clientes enfrentavam diariamente em suas jornadas.
Neste case, vou focar na solução desenvolvida para os corretores, que eram apelidados de Metris.
Realizamos entrevistas qualitativas com corretores de São Paulo e Tocantins, além de uma imersão com shadowing em Atibaia (SP) e Palmas (TO), com essas iniciativas, pudemos levantar os seguintes desafios enfrentados por esse público que dificultavam a interação e por consequência, a realização de negociação com clientes interessados nos empreendimentos:
Abaixo é possível conferir uma versão simplificada das etapas da jornada que um corretor focado em loteamento possui em seu dia a dia. Esse mapeamento contribuiu no embasamento de algumas decisões de design.
App do Metri . Aplicativo cuja missão é ser a ferramenta de apoio da rotina do corretor, com fucionalidades de agenda, dados do condomínio e dos terrenos. Além de possibilitar registrar interesses dos clientes e simulações nas formas de pagamento.
Agenda . Possibilidade de visualizar visitas realizadas e futuras, assim como seus status, além de permitir o bloqueio de períodos.
Dados offline . Armazenamento de dados prévio de informações referentes a condomínios e visitas do dia auxiliando em locais com indisponibilidade de dados móveis.
Sobre o condomínio . Informações relevantes a respeito do condomínio que ajudam o corretor a responder dúvidas dos clientes interessados.
Mapa do empreendimento . Visualização do mapa do condomínio com a demarcação de todos os lotes utilizando a API do Google Maps. Funcionalidade disponível tanto no app do Metri, quando no marketplace de lotes.
Registro da visita . Nos detalhes da visita o corretor possui acesso aos dados do cliente e também pode fazer anotações relevantes.
Antes do app, em 33% das visitas os clientes tinham dúvidas que os corretores não conseguiam responder. Após a adoção da ferramenta, esse número caiu para apenas 8%.
A pontuação média dada pelos clientes aumentou de 3,4 para 4,6 após o uso do app pelos corretores.
As visitas conduzidas por corretores que usaram o app tiveram um aumento de 9% na taxa de conversão em comparação com aquelas feitas sem o suporte digital.